XVII Meia Maratona Internacional do Rio

Encarada como o bicho papão das corridas de rua, por ser lotada de corredores, largada tardia e trânsito intenso de pessoas do início ao fim, a XVII Meia Maratona Internacional do Rio se tornou uma das minhas provas preferidas.

capammrj

O clima de descontração entre os corredores e a felicidade por estar participando de um evento com mais 20 mil corredores tornou esta prova muito especial para mim. Antes de falar sobre minha participação vou falar um pouco sobre o evento.

mmrj01

Pontos Positivos

Entrega dos kits e organização – Retirei o kit logo no primeiro dia, sem filas, muitos atendentes, tudo muito rápido.

Kit – Qualidade e bom gosto da camiseta adidas fez a diferença. As amostras de alimentos e suplementos dos patrocinadores agradaram bastante.

Banheiros e hidratação – Muitos banheiros na largada e a hidratação no percurso foi mais que suficiente. Nota 10 para o Gatorade em saquinho, em todas as provas deveria ser assim.

Medalha – Muito bonita, com uns efeitos parecidos com 3D.

Pontos de Melhoria

Kit – Apesar de achar o kit bom, acredito que um kit mais completo, com garrafinha, gym sack e toalhinha, faria jus ao preço pago. A inscrição foi R$90,00.

Percurso – Acredito que este percurso não mudará nunca, mas chegar ao Aterro do Flamengo com todo mundo te aplaudindo, te dando força e mesmo assim ter que correr mais 5K é cruel. Tirando esta parte, o percurso é incrível. Vale muito a pena.

Medalha – Acho super válido a inclusão de percursos menores em provas de longa distância, possibilitando outras pessoas de participarem. Porém, acho um absurdo distribuir a mesma medalha. A medalha é o símbolo do esforço e dedicação do corredor. Sem desmerecer quem correu os 5K, mas muito mais justo seria ter uma medalha própria para eles. Quem sabe muitos que correram os 5K ao verem o pessoal com a medalha dos 21K não se animariam e treinariam para correr esta distância ano que vem.

Horário da largada – É sabido que a prova é organizada pela YESCOM (Globo) e por força da emissora a largada é realizada por volta das 9 horas da manhã. Por um lado é interessante o evento ser transmitido ao vivo, mas por outro, se o clima estivesse quente, muita gente passaria mal. Respeito aos corredores deve ser maior que tudo.

Falta de consciência de alguns corredores – Muitas garrafas de água eram deixadas no meio da rua. Vi pessoas tropeçando e por sorte não presenciei nenhum incidente. Mas, por favor, o que custa largar a garrafinha no canto da rua? Ajuda na limpeza e evita acidentes com os corredores quem estão atrás.

Recorde na Meia Maratona Internacional do Rio

Feito incrível que merece destaque é a vitória do queniano Geoffrey Mutai. Com 59 minutos e 56 segundos o atleta simplesmente sobrou na prova e fez o melhor tempo registrado até hoje.  No sábado tive o prazer de conhecê-lo e junto com meu amigo Jorge Ultramaratonista registramos esta foto:

camps

Minha Participação

Sabendo de todas as peculiaridades, faladas anteriormente, minha meta era me divertir, encontrar os amigos e terminar bem. E assim aconteceu, quer dizer, a parte dos amigos não deu certo. Depois da largada todos sumiram, como sempre. Encontrei somente a Drica, o Gabriel, o Biriba e o Rodrigo no percurso.

mmrj02

Fiz uma prova muito boa, consegui manter o ritmo médio abaixo de 5 minutos por Km. Coisa que há um ano atrás era quase impossível nos 5K e 10K.

No fim das contas, fui indo, indo e completei a prova em 1H46Min05Seg. Se não tivesse parado para ajeitar meu tênis duas vezes, teria feito, quem sabe, sub 1:45. Mas mesmo assim fiquei muito feliz com o resultado totalmente inesperado. Abaixei em praticamente 4 minutos meu melhor tempo em 21K que era da Golden Four Asics de 1:49:57.

empo

Agradecimentos

Ao convite da adidas, em especial as meninas: Mari, Fernanda e Mayara. Muito obrigado pela atenção de vocês, com certeza este fim de semana ficará marcado para sempre.

mmrj03

Agradeço também a minha equipe Speed Assessoria Esportiva, pelo tradicional tratamento pós-prova, mas também pela força dada nos últimos 5K. Muito bom fazer parte desta equipe e cada dia me orgulho mais.

10 Comentários

  1. Belo relato Victor, tudo que vc expos aqui concordo com vc, agora se tivesse quente o que teria de corredor passando mal e reclamando que não iria parar, mas enfim a chuva deu uma chance para todos…hehehe…A medalha é linda mesmo, agora é absurdo não ter diferença para as duas distancias ridiculo isso…Vc tem que aprender a dar nós de cirurgião, pois isso ajuda a não desamarrar o tênis ou então usar elásticos no tênis…Final de semana foi showwww…Parabéns campeão.

    Jorge Cerqueira
    Ultramaratonista
    http://www.jmaratona.com

  2. Em relação ao kit, também acho que poderia ser um pouco melhor, pelo valor da inscrição, mas a organização sabe oque faz, fora esses detalhes foi a minha primeira meia maratona, e nada do que reclamar, foi top demais!

  3. É isso aí! Excelente síntese…
    e parabéns pelo tempo. Eu tive um probleminha técnico q me atrasou alguns minutos, mas foi legal mesmo assim, abraços!

Deixe seu comentário