Vermelhou – O poder das “berries” para a recuperação muscular

As frutas vermelhas, roxas e azuladas, como a cereja, a amora, o mirtilo, o morango e a framboesa, são fontes de antocianinas, composto bioativo que se encontra principalmente na casca, pois, na fruta, age como proteção contra os efeitos do sol (ponto para quem se exercita ao ar livre, pois em nós também confere proteção solar). Quanto mais escura a fruta, mais antocianina ela apresenta.

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As antocianinas são flavonóides com poderes antioxidantes, cardioprotetores, antiinflamatórios e protetores ao sistema imune. Essas características ajudam a diminuir a sensação de dor pós treino e auxiliam a recuperação muscular.
Nessas frutas também encontramos o ácido elágico, outro composto bioativo com atividade anticancerígena e cardioprotetora, além de ser antibacteriano e melhorar a circulação sanguínea (maior perfusão, ou seja, mais oxigênio e nutrientes). Esse composto, diferentemente das antocianinas, se concentra mais nas sementes.

Essas frutinhas deliciosas ainda apresentam vitaminas e minerais como vitamina C, cálcio, potássio, magnésio e folato, entre outros, todos importantes para inúmeras atividades do organismo, como melhora da função cognitiva, reações de contração e relaxamento muscular e fortalecimento do sistema imune.

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Insira-as no seu dia a dia.

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