Review Suunto Ambit2 S

Recentemente, recebi para testes o Suunto Ambit2 S, um relógio, com GPS, super completo e com diversas funções.  A Suunto é uma das principais fabricantes de relógios esportivos. Vários tipos de esportistas, desde de paraquedistas, passando pelos corredores e ciclistas até os mergulhadores, utilizam seus relógios. Vou listar a seguir suas principais características e o que mais me chamou atenção neste modelo.

suunto

Primeiras Impressões

A beleza é um ponto de destaque deste relógio, apesar de ser um pouco mais pesados que outros relógios com GPS, o Suunto Ambit2 S possui um design impecável e muito bonito. Estranhei bastante a quantidade de botões e opções de atividades disponíveis, mas com pouco tempo tudo se torna intuitivo e fácil.

ambit2

Personalização das telas

Antes de tudo, você precisa saber é que os relógios da Suunto utilizam o aplicativo Moves Link (movescount.com) para fazer sincronização com a internet e também para personalização dos campos do relógio. Um ponto fraco deste modelo é que não é possível fazer qualquer tipo de personalização no próprio relógio, espero que isso seja resolvido em próximas versões.

configSuunto

Fora esse empecilho, as possibilidade de personalização das telas são quase infinitas, pelo site você consegue configurar inúmeras funções, como por exemplo: Velocidade média, pace, distância percorrida, altitude etc.

Além disso, é possível instalar “aplicativos” que nada mais são do que funções extras, escritas para facilitar a vida dos corredores. Alguns destes aplicativos são:

apps_suunto

O treinador virtual, Corredor Fantasma, Pacer Virtual, Treinos Intervalados (HIIT) e muitos outros, basta acessar o movescount.com.

Teste na Rua

Utilizei o Suunto em alguns treinos curtos, mas o principal teste foi em um treino longo de 22K. A sincronização com os satélites é muito rápida, no Suunto Ambit2 S, em menos de 10 segundos já era possível começar o treino. Durante os treinos percebi a facilidade de utilizar as funções do Suunto, lógico que depois de personalizá-las no site. Tudo que você precisa está disponível ao toque de um botão. Para quem é fanático por números, é possível navegar por várias telas durante a corrida.

movescount

Os dados do GPS foram muito precisos e confiáveis.  É possível analisar todos os dados posteriormente no site.

movescount2

Teste na Esteira

O Suunto Ambit2 S possui um acelerômetro interno, o que possibilita o cálculo da distância percorrida mesmo na ausência do GPS. Essa função é muito interessante e torna possível a utilização do relógio até mesmo na esteira da academia. A sua precisão é bem interessante, no teste que fiz, comparando com a distância marcada na própria esteira, a diferença ficou em torno de 10%.

suuntoEsteira

Segundo o fabricante, o relógio aprende o modo como o corredor se movimenta, tornando assim cada vez mais precisa a marcação sem GPS. Quanto mais corridas você fizer utilizando o GPS, melhor ele irá marcar usando o acelerômetro.

 Custo X Benefício

O modelo Ambit2 S faz parte da família Ambit2 assim como o Ambit2 R e Ambit 2, e custa em torno de R$1.300,00. Em comparação com os outros relógios com GPS do mercado, como o Garmin e o Polar, o seu preço está na mesma faixa.

As grandes vantagens sobre seus concorrentes é a bateria que dura até 50 horas no modo GPS, segundo o fabricante, e a possibilidade quase infinita de personalização das telas. Outro ponto a ser destacado é o seu belo design, podendo ser usado, facilmente, como relógio casual.

Pontos Negativos

Um problema que vejo é o método utilizado para personalização do relógio, só é possível fazer qualquer modificação se estiver com o computador conectado na internet e utilizando o site MovesCount. O software para enviar as informações pela internet poderia disponibilizar essa personalização offline.

Tive muitos problemas para instalar o Moveslink em um computador com Windows 8.1, foi preciso executar o programa como administrador e mesmo assim toda hora tinha que reinstalá-lo. Já no windows 7 o programa funcionou perfeitamente.

Consideração Final

No meu caso, que sempre utilizei relógios da Garmin, o Suunto se tornou uma opção muito interessante, que não deixa nada a desejar a sua concorrente. Quem sabe ele não se torne minha próxima opção?

1 Comentário

  1. Muito bacana seu post!
    Eu comprei um suunto ambit2 R e meu primeiro teste foi na esteira, e deu tudo errado, a esteira marcou 4 km e o relógio 6,35 km. Agora entendi melhor, quanto mais eu usar o GPS , mais ele vai se ajustando à minha velocidade na esteira também! Estou certa?

Deixe seu comentário