Relato Nike Rio Corre 10K

Cerca de 12 mil corredores participaram, neste último domingo, dia 24 de novembro, da Nike Rio Corre 10k. A preocupação com a temperatura por causa do horário da largada às 9h30 foi deixada de lado devido ao clima chuvoso que permaneceu no Rio de Janeiro.

medalha_nike_corre_1ok

Diferentemente do ano passado, a Nike Rio Corre 10k contou com os percursos de 5k e 10k, o que consequentemente acabou atraindo muito mais corredores.

avaliacao4

Considerei o evento como um todo muito bom, mas as organizadoras precisam rever o limite máximo de participantes nos eventos no Aterro do Flamengo. Houve, sem sombra de dúvidas, super lotação. O que acabou contribuindo para problemas como:

Dificuldade para os corredores largarem. Teve pessoas que demoraram mais de 15 minutos para passarem pelo pórtico da largada. Sem contar que não existiu pelotão por ritmo para dividir os corredores.

A falta de separação dos corredores dos 5k e 10k nos quilômetros finais foi uma falha gravíssima e atrapalhou tanto os corredores mais rápidos quanto as pessoas que estavam caminhando e se divertindo. Observei algumas cenas que poderiam ter sido evitadas com o gradeamento da pista como acontece em várias outras corridas.

Na minha opinião, se estes problemas não tivessem ocorrido, o evento seria nota 10. Achei uma surpresa muito boa a distribuição de viseiras e bonés pela Nike. Muitos reclamaram das enormes filas, mas eu e várias pessoas que chegaram cedo não tiveram qualquer dificuldade para pegar.

Os shows também foram ponto positivo para o evento. O clima de animação tomou conta dos corredores que aproveitaram como nunca o pós prova.

Minha participação

Essa foi minha última prova de 10k de 2013 e eu estava treinando para ela há cerca de dois meses. A meta era fazer meu melhor tempo na distância.

96e138c0551811e396070e2be03cb0ab_8

Foram treinos e mais treinos intervalados, onde eu alternava velocidade altas com descansos caminhando ou trotando. Esse tipo de treino me ajudou bastante no ganho de velocidade.

003e00f0553211e3a13f12befe090f9c_8

Consegui terminar a prova em 42min56seg, o que me deixou muito feliz e animando para as provas do ano que vem. Quem sabe eu consiga fazer abaixo de 40 minutos. Novo ano, novas metas.

Agradecimentos

Aos convites da Nike e da Iguana Sports para participar do evento. Ao apoio da Speed Assessoria Esportiva, que sem as planilhas de treinos, as dicas e o suporte essa minha melhora no tempo não seria possível.

Participou do evento? Deixe sua opinião, ela é muito importante para que os organizadores sempre melhorem suas corridas.

16 Comentários

  1. Caraca, malandro! Mandou muitíssimo bem. Parabéns pelo excelente resultado.

    Para os 10 kms, eu ainda estou na casa dos 45′ (para ser mais exato, 45’30” é meu recorde na distância, em um treino). Agora, para chegar nesse teu tempo (42′ alto), terei que treinar muuuuuito.

    Parabéns, Victor. Fechou o ano com chave de ouro. Baita recorde!

    Abraços.
    Brunno – http://movidoaendorfina.wordpress.com

  2. Victor vc disse ultima prova do ano? Mas ainda tem várias provas em Dezembro, sim bora correr parceiro, parabéns pelo recorde obtido nesta prova e olha que lhe falei continue treinando que muitas vitórias virão…Muito bom observado os pontos falhos, mas tambem ouve pontos positivos para esta prova a Iguana Sports precisa rever esta falha…Parabéns.

    Abs,

    Jorge Cerqueira
    Ultramaratonista
    http://www.jmaratona.com

  3. Participei da Corrida Nike domingo e a minha preocupação era com a temperatura, mas conforme pedidos a São Pedro o mesmo não ligou o maçarico e a temperatura estava ótima para quebras de recordes
    .Ao chegar no Aterro deparei com aquela tsunami de pessoas, mas tudo bem, era festa.
    Foi dada a largada e o meu cronômetro parou, como assim, pirei.Como vou correr sem marcar meu tempo?Aproveitei a largada tumultuada , onde corredores e caminhantes disputavam o mesmo espaço com mulheres de mãos dadas com crianças formando um paredão,.para acertar o cronômetro, mas de nada adiantou. O negócio era relaxar aproveitar a corrida, foi o que fiz.
    .Lá pelo km 2,5 meu MP3 começou a pipocar, Não acredito correr sem cronômetro e agora sem música, aí já é demais.. Tirei os fones do ouvido e comecei a curti o som que vinha das passadas frenéticas e respiração ofegantes dos corredores, que som lindo e contagiante. Sempre observando cada detalhe da corrida, puxa como nós mulheres somos vaidosas, cada um com um modelito diferente,todas muito produzidas para a festa.,Mas os homens não ficam atrás, observei que a moda agora é correr com tênis com um pé de cada cor. Será tendência para 2014?
    Olho para o lado e vejo já retornando os primeiros colocados.
    Logo avisto um posto de hidratação, chegando perto tentei pegar um copo mas quase fui jogada longe por uma cortada de um corredor. Conclusão não consegui pegar o copo,claro que não voltei para não atrapalhar os demais, fiquei sem água, ah tudo bem, nem estava com tanta sede assim ,logo , logo tem outro posto. Continuei curtindo a corrida quando um rapaz bateu em meu ombro e me ofereceu um copo de água, achei aquilo muito fofo.De longe avistei uns blocos brancos ao chão que formavam um labirinto, uma verdadeira obra de arte, eram as esponjas jogadas pelos corredores. E continuava aproveitando a paisagem ,quando uma menina passa desembestada ao meu lado com o cadarço desamarrado, precisava avisá-la, Então tive que acelerar muito para pegá-la e avisá-la e foi o que eu fiz , mas ela já sabia só não queria perder tempo para amarrar o tênis, agradeceu e foi embora.Mas tudo bem valeu a minha intenção.
    De repente avisto um pórtico onde você poderia escolher entre samba e funk, titubiei mas escolhi o samba.
    Mais a frente você poderia escolher com qual carinha você estava se identificando, escolhi qualquer uma e continuei a viagem , eis que surgem aquelas mãozinhas. Feito criança fiz questão de bater em todas. Se era para aproveitar a festa então vamos com tudo.Começo avistar o pórtico de chegada, antes da chegada ainda fiz aquela pose para mais uma foto.Agora era só correr para o abraço e comemorar com os amigos tirando aquelas fotinhos básicas. Em tempo a máquina não pifou kkkk.De todas as corridas que fiz essa realmente foi a que mais curti cada km percorrido.Na próxima corrida é um caso a pensar, correr sem cronômetro e sem MP3.Claro que não bati meu record mas adorei tudo.

  4. Concordo com vc quanto a quantidade de participantes. Não consegui pegar o brinde, ficamos na fila um tempo e depois já havia terminado, acho que deveriam agradar a todos os participantes, mas estou iniciando nas pistas, ainda acho tudo "maravilhoso". Procurei participar de tudo desde a entrega dos kits até o no dia da corrida pra curtir o máximo. Adorei o evento da Nike!

  5. A corrida em si foi muito boa,sobre os pontos negativos levantados estou de acordo, mas tem um que eu acho também de muita importância era de ter uma unidade móvel resgate na metade do circuito ou pessoas da organização com rádios, pq eu mesmo fui pego de surpresa com um senhor caindo na minha frente na altura do 8º ao 9º Km muita gente parando para socorrer e sem saber o que fazer com o ocorrido, mas no geral adore!!, se fosse para da uma nota daria 8,5.

  6. Show de bola!!! Concordo plenamente: "A falta de separação dos corredores dos 5k e 10k nos quilômetros finais foi uma falha gravíssima e atrapalhou tanto os corredores mais rápidos quanto as pessoas que estavam caminhando e se divertindo.". Cara, o que preocupa é que esta é uma falha recorrente! O dia que ocorrer um acidente grave (espero que nunca aconteça) o pessoal da organização vai tomar uma providência rapidinho… Abs

Deixe seu comentário