Relato Night Run Special Rio de Janeiro

Sábado à noite, dia típico de balada para a maioria dos jovens. Porém, para milhares de corredores foi dia, ou melhor, noite de trocar os sapatos por tênis de corrida.

capanr

Para o Night Run Special Edition foi montada uma mega estrutura, no Aterro do Flamengo,  que mais parecia uma festa rave com muitas luzes, som alto, gente bonita e muita diversão rolando. Um clima totalmente diferente das corridas nas manhãs de domingo.

nr01

Este evento, que tradicionalmente é realizado na Barra da Tijuca, foi concebido para comemorar os 10 anos da revista O2, idealizadora e organizadora do circuito Night Run. Embora o evento fosse comemorativo, o que importava para a maioria das pessoas era a corrida, então vamos à avaliação da prova.

painel

Pontos Positivos

Kit – Camiseta de manga longa bem bonita e material de boa qualidade. O kit ainda contou com uma bela garrafinha metálica. Detalhe para o pó de café disponibilizado por um patrocinador, acho que era para tomar antes da corrida para todo mundo ficar acordado.

Banheiros e hidratação – Vários banheiros disponibilizados e a maioria estava bem limpo, algo raro de se ver. Apenas alguns estavam em local com pouca luz, o que dificultava um pouco. A hidratação no percurso foi mais que suficiente, o clima noturno tornou a necessidade de água bem menor do que em provas durante o dia.

Estrutura – A bela estrutura com DJs, dançarinos e luzes foi muito bem feita e causava um forte impacto a quem chegava ao evento.

Guia da Corrida – Ficou excelente o guia para os corredores explicando os pelotões, o percurso, onde estacionar e os horários. Todas as prova devem adotar este padrão de guia.

guia

Medalha – Muito bem desenhada com uma bela fita. A organização poderia ter caprichado no tamanho e ter colocado a data do evento.

Pontos de Melhoria

Entrega dos kits  – Não vou discutir a distância do local da retirada, porque se para algumas pessoas ficou longe, para outras ficou perto. Mas ainda acho que a retirada pelo centro da cidade seja o ideal. Perto do Metrô facilita ainda mais a vida das pessoas.Eu tive a imensa sorte de contar com a ajuda e uma amiga que retirou o meu kit e por isso não tive qualquer problema. Porém, muitas pessoas reclamaram muito da falta de organização na entrega, que foi realizada em uma grande loja de material esportivo. Imensas filas e falta de camisetas no tamanho escolhido foram alguns dos problemas relatados.

Percurso – Não sei dos problemas encontrados pela organizadora para liberação do Aterro do Flamengo, mas pelo que fiquei sabendo, houve problemas com a Prefeitura. Mas para um evento que já estava marcado há meses, era para ter tido um pouco mais de consideração com os corredores. Repito aqui que não gosto de percurso com duas voltas, no caso dos 10K. Contudo,  não posso deixar de falar que fazer um circuito de 10K no Aterro do Flamengo à noite seria, no mínimo, uma tarefa arriscada. Neste ponto talvez tenha sido acertada a decisão da organização em fazer duas voltas de 5K.

Largada – Os pelotões de ritmo simplesmente não existiram na largada dos 5K. A falta de informação ou de bom senso de algumas pessoas é constrangedor. Eu vi pessoas que claramente estavam se sentido o máximo em ficar na frente das pessoas. Elas mal sabiam o risco que estavam correndo em ficar no pelotão da frente. Poderia de acontecido algum acidente grave, com pessoas sendo pisoteadas. A liberação da pista pelo tráfego só ocorreu às 20 horas, logo, a largada dos 5K atrasou cerca de 20 minutos. Não sei se aconteceu esses problemas nos 10K.

Organização – Não estou aqui para julgar, mas desde o momento que participamos de algum evento queremos o melhor. E, infelizmente, vários pontos tiveram falhas que causaram enorme descontentamento nas pessoas. Já participei de outras provas desta organizadora e nenhum destes problemas ocorreram. Talvez problemas burocráticos tenham ocorrido e afetado o planejamento, mas os corredores não precisam passar por estes problemas. Vamos torcer para que os próximos eventos melhorem.

Minhas Participação

Mesmo listando todos os problemas ocorridos posso afirmar que está foi minha melhor prova de 5K. Mas como assim? Simples, fugi de todos os problemas.

eunr

Na largada consegui me espremer juntos com todos os tipos de corredores e larguei no inexistente pelotão Quênia, no qual tenho direito adquirido de estar. O atraso na largada não me atrapalhou, larguei forte com praticamente ninguém a minha frente, o que me ajudou muito a manter um ritmo forte.

10

Do mesmo jeito que largar com ritmo forte me ajudou também me prejudicou. No meio da prova uma dor nas costas incomodava absurdamente. Possivelmente respiração errada tenha causado as dores.

Mas junto com meu amigo Gabriel mantivemos um ritmo constante, pois a meta era fazer abaixo de 22 minutos. Faltando 500 metros para a chegada avistamos um pórtico escrito “Sorria”, como não tinha nenhum relógio nele, não acreditei que fosse a chegada, acho que era para tirar fotos dos corredores para as redes sociais. Esse pórtico confundiu muita gente. Vários amigos reclamaram, mas acho que a organização teve boa intenção de colocá-lo.

Pela primeira vez terminei uma prova totalmente exausto, com dores nas costas, no peito e falta de ar. Foi uma corrida que tenho certeza que dei meu máximo e consegui atingir meu objetivo com o tempo de 21min03seg. Fiquei muito feliz por isso.

IMG_85

Após pegar minha medalha e hidratação, aliás aquele suco de uvas verdes estava muito bom, fui esperar minha noiva, Ursula, chegar. Fico muito orgulhoso toda vez que a vejo terminando uma corrida. Ela era daquelas que nunca se imaginou correndo e que seria um grande sacrifício participar de alguma prova. Hoje em dia ela gosta muito mais do que antes. Daqui um tempo ela estará tão viciada quanto eu.

Agradecimentos

Sem sombra de dúvidas à Renata, colega do grupo Corredores Cariocas, foi minha salvação neste fim de semana ao retirar meu kit. Muito obrigado Renata.

Ao convite da O2 para participar do evento. Diante dos problemas enfrentados, tenho certeza que servirão de aprendizado para que o já conhecido padrão de provas seja mantido.

Aos membros do grupo Corredores Cariocas, em especial ao Gabriel que me serviu de pacer do início ao fim. Parabéns para o Erivelton, Leandro, Gabriela, Antônio e outros que se superaram em mais uma corrida.

E até que enfim conheci o grande, literalmente, André, do blog André e o Ténis. O cara é fantástico e escreve ótimos textos no seu blog, vale a pena conferir.

E vocês? Participaram da prova? O que acharam?  Foi bom? Foi ruim? Deixem seus comentários. Abraços.

6 Comentários

  1. Victor, meu camarada. Como esquecemos de tirar a foto???
    Parabéns pelo relato. Verdadeiro e objetivo. O meu post vai para o ar na quarta-feira, apenas para complementar o seu.
    Não é a primeira vez que a retirada de kit é programada para a Barra da Tijuca. A primeira vez foi num shopping. Paciência, não é? Também fui salvo por um amigo, pois eu não tinha como ir buscá-lo desta vez.
    Os problemas com tamanhos de camisa são CRÔNICOS. Já pessoas quase irem a vias de fato em outros eventos. Pagar e não levar é complicadíssimo. Afinal, a corrida é uma momento de celebração. Representa o final de um ciclo de treinos e justamente quando você está com a motivação na tampa.. lá no alto, vem uma ducha gelada de problemas para comprometer sua concentração para prova. Tá, não somos PROFISSAS, mas ralamos um bocado para fazer o NOSSO MELHOR. Esperávamos o mesmo da organização. Estou esperando o formulário de avaliação da prova, pois possivelmente vou transcrever estas linhas para lá.
    Eu esperava mais da O2, pois já fui a Eco Run, Circuito das Estações Adidas, Circuito Sol e não vi metade do que vi na noite de sábado. Será que o motivo foi justamente a escuridão?
    Quem viver verá, afinal em novembro tem mais Night Run.

  2. Muito show! Fico feliz pelo progresso de todos nós, cada um com sua luta, mas seguindo em frente. Você Victor foi um dos primeiros caras a me dar dicas sobre provas de rua, logo assim quando conheci o Corrida Urbana. Parabéns pelo Corrida Urbana, pela sua ótima fase e pelo incentivo ao esporte.

Deixe seu comentário