Relato Maratona do Rio

Uma das principais e mais aguardadas maratonas do Brasil rolou neste último domingo, dia 27 de julho. Além da prova de 42K, a Maratona do Rio contou com as provas de 21K e 6K. Mais de 20 mil pessoas participaram deste ótimo evento que foi super bem organizado, desde a retirada do kit até a entrega das medalhas.

capa_maratona

Entrega dos Kits

A entrega dos kits foi no Centro de Convenções Sulamérica, localizado em uma região central, de fácil acesso, seja de carro, ônibus ou metrô. A estrutura montada lembrou muitos as provas internacionais, vários stands com materiais esportivos e serviços voltados aos corredores.

O kit

Composto de camiseta, boné, cadarço elástico e bolsa, o kit agradou alguns e desagradou outros. Eu, particularmente, não gostei muito da camiseta, acho regata mais interessante e as cores não ficaram legais. Já a camiseta da meia maratona ficou muito bonita, o verde e azul ficaram ótimos.

 kit_maratona

O Transporte

A prova já começava nas filas dos ônibus que levariam os corredores para suas respectivas largadas, maratona (Praça Pontal, no Recreio) ou meia maratona (Praia da Barra). Apesar de grandes, elas andavam rápidas, não percebi qualquer tipo de problema.

bus_maratona

A Prova

A largada ocorreu pontualmente às 7:30 na Praça do Pontal, diferente do que eu estava acostumado, logo no início vamos em direção oposta à chegada, uma espécie de retorno para que os 42.195m terminem no mesmo local da chegada da meia maratona, no Aterro do Flamengo.

Logo nos primeiros quilômetros a aglomeração de pessoas é muito grande e os corredores são obrigados a manterem um ritmo menor. Acho que é muito bom que seja assim, mesmo sem querer, acabamos nos empolgando com as largadas e deste modo conseguimos entrar no ritmo de prova gradativamente.

A hidratação desta prova foi espetacular, em todos os postos tinha água a vontade e também haviam vários postos com Gatorade (em saquinho, UHULLLLL), nada de se afogar com aqueles copos. Em Copacabana foi servido biscoito e frutas, naquela altura da prova qualquer ajuda era bem vinda.

medalha

Na chegada, vários staffs ajudavam os corredores e orientavam para a retirada da medalha e do lanche. Na minha opinião, em termos de organização, foi uma prova perfeita.

Minha Participação

Já resmunguei e já fiquei chateado, mas tirando a parte que não consegui fazer a prova do jeito que eu queria, por causa de uma lesão que me impediu de fazer todos os treinos. Minha participação desta prova serviu para comprovar que a coisa mais importante que eu posso ter com a corrida de rua são as amizades que são feitas durante os quilômetros percorridos.

chegada

Mesmo nas maiores dificuldades, incontáveis conhecidos e desconhecidos me apoiaram para seguir em frente. Mesmo quando eu queria sentar na calçada e chorar ou pegar o primeiro ônibus para casa, eles apareciam e me davam aquele empurrão.

maratona01

Para não criar um muro das lamentações, termino por aqui este relato agradecendo ao apoio de todos. Tenho certeza que vou me preparar para fazer a melhor maratona da minha vida.

Resultados

MaratonaMeia Maratona e Family Run.

Fotos

Foco Radical e Midia Sport (se alguém souber de mais algum, deixa nos comentários.)

Participaram da Maratona, da meia ou da family run? Deixem aqui seus depoimentos.

Deixe seu comentário