Propriocepção para prevenção de lesões na corrida

Nós corredores sofremos bastante com  lesões, eu por exemplo, já perdi a conta de quanto ja gastei com remédios e consultas médicas. Mas melhor do que tratar uma lesão é a prevensão. Focado nesse pensamento, o parceiro do blog, o fisioterapeuta, Rafael Sepeda, da FisioSport, trará dicas e orientações de como prevenir lesões e melhorar o rendimento na corrida.

Para começar o primeiro post será sobre propriocepção, confira abaixo o que é e alguns exemplos de exercícios.

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O termo propriocepção pode ser definido como a percepção consciente e inconsciente do movimento, postura e posição articular. Capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais

O aprimoramento das funções proprioceptivas e neuromuscular desponta como um objetivo importante na reabilitação das lesões esportivas e alguns estudos sugerem que a incorporação dessas técnicas reduz a recidiva de lesões e é capaz de prevenir lesões.

Uma boa capacidade proprioceptiva, teoricamente, é um requisito para prevenção de lesão e bom desempenho. Devemos inserir atividades similares os gestos esportivos da corrida associados às condições de:

Apoios monopodálicos (apoiado em só um dos pés) e bipodálicos (apoiados nos dois pés)

Desequilíbrios provocados pelo terapeuta ou pelo exercício.

Variações de intensidade e superfícies, como alternar pisos nos treinamentos, realizar treinamentos em areia, grama ou cascalho, saindo um pouco do piso habitual.

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Deslocamentos multidirecionais.

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Incorporar exercícios que potencializem a estabilidade central (core).

Core

Procure sempre orientação de um Fisioterapeuta esportivo e/ou de um Profissional de Educação Física Especializado.

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Imagens: Google

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