Pilates e Corrida

Hoje falaremos dos benefícios do método Pilates para a prática da corrida.

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Para maior eficiência e segurança durante a corrida é preciso concentração, respiração adequada e um eficiente controle do “Power House”.

A estabilidade dinâmica do tronco e a coordenação adequada deste com os braços e as pernas, além do alinhamento correto de todo o corpo, ditam as regras de uma boa corrida.

Imagem: mdemulher.abril.com.br
Imagem: mdemulher.abril.com.br

Corredores precisam de força e alongamento na medida e nem sempre isso está equilibrado durante a corrida devido à contração constante da musculatura de forma repetitiva e cíclica e a falta do alongamento.

No método Pilates, o trabalho de alongamento tem a característica peculiar de estar sempre associado ao trabalho de fortalecimento e resistência muscular. O alongamento promove o aumento da flexibilidade do músculo e do tendão, melhorando sua viscosidade, deixando-o mais forte e estruturado (absorvendo melhor o impacto da corrida) evitando o risco de lesão.

Pilates e corrida

O fortalecimento, bem como, os exercícios de propiocepção dos grupos musculares que envolvem os joelhos e tornozelos também é enfatizado para que haja proteção adequada dessas articulações.

Nas aulas de Pilates, orienta-se aos alunos na construção da consciência corporal, perceber o corpo é fundamental para uma boa corrida. O praticante reconhece seus limites sem, porém, deixar de ampliá-los.

Imagem: www.institutonewpilates.com.br
Imagem: www.institutonewpilates.com.br

As dores nas costas e principalmente na região lombar que podem surgir devido à sobrecarga do impacto da corrida e mais a ação da gravidade sobre o corpo são possíveis de evitar através do trabalho de fortalecimento do Power House.

O fato de a corrida ser um exercício aeróbio se torna excelente alterná-la com o Pilates, já que o sistema cardiorrespiratório se desenvolve de forma controlada e eficiente oferecendo uma oxigenação maior das células através de uma respiração eficiente.

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