O que comer antes de uma prova?

Essa é uma dúvida que aflige muitos corredores. O medo de passar mal durante a prova (principalmente as longas) é quase unânime. Mas então, quais são as melhores opções para o jantar pré prova? Seguem abaixo algumas dicas:

– Evite gorduras e alimentos muito fibrosos, como salada de folhas, por exemplo. Tanto a gordura quanto a fibra podem provocar desconforto gastrointestinal e fazer com que seu desempenho caia, ou até tenha que se ausentar da prova, caso chegue a sentir a temida dor de barriga;

gordura
Não Pode!

– Assim como no café da manhã do dia da prova (um outro post), não experimente um alimento novo nesse momento. Nunca sabemos como nosso corpo pode reagir à um novo tempero/ingrediente, então é bom evitar surpresas;

– Além das gorduras e fibras, evite alimentos flatulentos, como feijões e outras leguminosas, e crucíferas (couve flor, brócolis, repolho…);

– Procure ingerir uma refeição rica em carboidratos (massas, arroz, batatas, mandioca…), pois são eles que vão aumentar seu estoque de glicogênio e fazer com que você tenha energia para aguentar até o final da prova. Se optar por uma massa, evite molhos brancos, que são muitos gordurosos, um molho de tomate é mais recomendado;

massa
Pode!

– Não exagere na proteína, o foco dessa refeição deve ser o carboidrato. Um filé de frango grelhado ou uma carne magra são suficientes;

– Hidrate-se bem ao longo dos dias que antecedem a prova. Se ainda não tem esse hábito, cultive-o. Não adianta passar a semana longe da garrafa d’água e beber 3 litros antes da prova pra “compensar”, o corpo precisa de constante hidratação.

Runner
Deve!

De uma forma geral, nos dias que antecedem a prova devemos fazer refeições com quantidades elevadas de carboidratos, moderadas de proteína e baixa em gorduras, além de se ater sempre à hidratação e aos alimentos antioxidantes, que darão suporte ao sistema imune e às inúmeras reações que acontecem no corpo. O ideal é contar com a ajuda de um profissional para ajudar na escolha dos alimentos de acordo com suas necessidades individuais.

Tente manter-se relaxado e boa prova!

vanessa_mayer_nutricionista

Imagens: Google

2 Comentários

  1. volto a dizer : " DESCANSO TAMBÉM É TREINO " – quanto a alimentação não existe uma regra especifica, cada corpo tem seu metabolismo eu por exemplo faço o seguinte : como batata doce +inhame + figado de boi e bastante agua na semana que antecede a prova , no dia prova bebo 500ml d´agua 01 banana + 04 BCAA, 01 hora antes, isso não é regra pra ninguém mas, pra mim funciona e dormir mais cedo ! " descanso tambem é treino"

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