Melhore seu condicionamento praticando Pilates

Hoje iniciaremos uma série de artigos relacionados ao benefício do método Pilates para o condicionamento de corredores. Os artigos são escritos pelas nossas parceiras do Espaço Saúde em Foco. 

A corrida é uma atividade física que exige preparo e cuidados adequados para sua prática. Seja para um corredor iniciante ou profissional, o método Pilates pode ajudar a aperfeiçoar as técnicas de corrida através dos princípios do método que são eles: respiração, centro, concentração, controle, precisão e fluidez.

A respiração correta irá favorecer a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros e do pescoço.

respiracao

O centro, também conhecido como “Power House”, ou casa de força, centro de força. É um conjunto de músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos.

core

A concentração é indispensável, pois, é a mente que guia o corpo. Deve-se dar atenção e importância a todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível.

Pilate

O controle visa um padrão suave e harmônico de movimento.

A precisão refere-se ao refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num movimento, sem gasto desnecessário de energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes.

pilates

A fluidez e leveza dos movimentos permitem a utilização apenas da energia necessária para o movimento, sem desperdício.

Esses elementos supracitados são trabalhados com o método Pilates que está cada vez mais sendo utilizado por atletas de diversas modalidades para melhorar seus resultados esportivos.

Semana que vem falaremos sobre os benefícios do método Pilates especificamente para a corrida.

assinaturacolaboradorsaudee

Deixe seu comentário