Domingo de Inverno, Etapa da Primavera e Clima de Verão

Minha participação na Etapa da Primavera do Circuito das Estações Adidas me deixou muito feliz, depois de outras corridas com dores e quebras, finalmente consegui atingir o meu limite, pelo menos até agora.

Logo cedo fui para a tenda da Próximo Nível me reunir com a equipe. Peguei meu kit, fizemos um alongamento super animado que mais parecia uma aula de ginástica, não sei o que o professor tinha tomado naquele dia, acho que foi o Poly Energy. Fui para a  largada faltando 5 minutos para  o início da prova. Sei que muita gente é iniciante em provas de corrida, mas se o organizador divide a largada por pelotões, por que as pessoas não respeitam? Eu tive que pular a grade para conseguir entrar, pois todos os acessos estavam superlotados. Engraçado é ver pessoas com carrinho de bebê nos pelotões da frente.

Equipe Próximo NívelDada a largada demorei cerca de 3 minutos para cruzar o pórtico, nos 2 primeiros km corri pela grama para não perder muito tempo. Mantive um ritmo bom, abaixo dos 5min/k. Cada posto de hidratação era como se fosse uma premiação, sempre pegava dois copos, um para beber outro para me refrescar.

Minha meta era terminar a prova abaixo dos 50 minutos e acompanhando pelo GPS do relógio esse tempo seria possível. Fui mantendo o ritmo, tentava alternar um km mais forte outro mais fraco. O calor estava muito forte, corria pelas sombras para aviliar um pouco.

No km final olhei para o relógio e vi que teria que forçar mais para conseguir fazer o sub50’, meu ritmo no último km foi de 4:36, menor apenas que o do primeiro km que foi de 4:32. Corri o máximo que aquentava, o pórtico da chegada se confundia com o da larga e parecia não chegar nunca. No fim meu relógio marcou 49:59, mas sabia que o resultado oficial não seria este.

O resultado oficial foi 50’01”, não foi desta vez, que fiz o sub50’ mas consegui quebrar meu recorde pessoal antigo que era 56’55”, menos 6’54”, e fiquei muito satisfeito.

Corrida registrada pelo Garmin:

A organização da prova foi boa, apenas o problema típico da largada e desta vez a organização falhou em me entregar uma medalha da etapa de Belo Horizonte.

Que o clima está louco todo mundo sabe disso, mas correr 10K com esse calor foi dose. Quero ver como vai ser a etapa de Verão do Circuito das Estações. Bora treinar!

21 Comentários

  1. Oi Victor, parabéns pelo resultado!!!
    Infelizmente nas corridas das Estações é difícil de atingir o tempo desejado, é muito cheia e se não largar na frente vc tem que desviar de muita gente.
    Pipoquei 10k esse dia, larguei bem atrás e aproveitei a estrutura para treinar.

    Sobre o calor, segue uma dica valiosa: utilize protetor solar fator 50, de preferência. Meu desempenho melhora absurdamente com o protetor, o vento que vem é mais fresco, e não fico com a boca seca nem desesperada para pegar água. É como se o meu corpo desidratasse menos e corresse sempre na sombra. Não sei se você usa, mas se gostar da ideia procure um à prova d’água, assim se vc se molhar ele não sai. Atente para que no rosto seja um específico, pois se usar o de corpo no rosto o suor fará com que ele escorra e cairá nos olhos, causando ardência.

    Ah, quando tiver um tempinho envio a vocês um relato pessoal, gostei da ideia!!

    Bons treinos!

  2. Nossa Vitor, parabéns pelo resultado. Que evolução. Baixou muuuito o seu tempo. Muito legal!!
    E olha só, eu não sabia que tu tinhas mudado do domínio do site. Estava a dias tentando acessar no victorcaetano.com.br hehehehe Só eu mesmo… (ps- achei vc no site da Juliana Falqueto)
    Um abraço e bons km’s pra ti!
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

  3. Grande Victor !!

    Parabéns pelo otimo tempo, na proxima o Sub50′ virá não esquenta a cabeça com isso, você está conseguindo otimos resultados já.

    Forte Abraço

    Léo
    pisandoporai.blogspot.com

  4. Victor,
    pelo que notei no Garmin, não foram 10K e sim 10,130 percorridos em 50′, então teus 10K tem menos de 50′ ponto final. É isso que vale e não o que a organização te passa, afinal a distância varia muito, dependendo da tangência que fazes.
    Parabéns pelo sub-50′!

    Abç

  5. nossa! por dois segundos!!!
    acho que se 2 segundos tivessem me separado do meu recorde eu ficar o resto do dia pensando: e se…? e se…? 🙂

    correr com muito calor é um desafio a mais!
    e geralmente atrapalha muito as chances de melhorar o desempenho!
    legal que você conseguiu superar essa dificuldade e bater o próprio recorde na distância!

    parabéns!!!

Deixe seu comentário