Como começar a correr?

Nos últimos anos, ficou claro o quanto a corrida tanto como evento como ferramenta de transformação emergiu nas nossas vidas. Muitas provas acontecem à todo momento nas cidades do Brasil. 
 
Além de promover saúde e bem estar, a corrida proporciona alegria, motivação, integração e conquista. Contudo, existe uma linha tênue e que deve ser percorrida com cautela e qualidade para se poder ter o melhor desempenho nesse esporte. Abaixo listo dois roteiros com ações pontuais que ajudam o corredor iniciante a começar a correr.
 

  • Comece com o desejo e o sonho;
  • Procure um médico cardiologista e clinico geral e faça sua bateria de exames anual;
  • Procure  ou uma assessoria esportiva, ou academia, ou personal trainer, e ou aplicativo e tenha orientações individualizadas baseadas nos seus objetivos;
  • Alinhe as expectativas com seu orientador e siga as instruções sempre trocando feedbacks com o mesmo.
Caso você não possa inicialmente acessar essas bases de segurança e qualidade não se preocupe, segue um outro roteiro: 

Iniciando com a caminhada 

  • Comece com o desejo e o sonho;
  • Procure um médico cardiologista/clínico geral e faça sua bateria de exames anual;
  • Descubra um lugar seguro que possa caminhar e depois correr;
  • Independente de sua região, hidratação e nutrição são as bases para o sucesso;
  • Use roupas leves, em locais mais frios use roupa adequada;
  • Comece pela caminhada de duas a três vezes por semana;
  • Use um relógio simples para marcar o tempo, comece com 20 minutos e suba esse tempo de 5 a 10% por semana até chegar aos 40 minutos 3 vezes por semana;
  • use um tênis próprio para corrida, procure sempre lojas que lhe ajudem a definir com segurança o tênis. Atenção com os vendedores, veja se eles entendem de corrida e não aceite qualquer indicação, exija informações diferenciadas.
Tênis com amortecimento podem ser indicados para corredores iniciantes, que precisam de conforto em suas corridas, propiciando treinos agradáveis, sendo uma excelente porta de entrada para o esporte. Se quiser saber mais sobre esses modelos de tênis clique aqui.

Partindo para os treinos intervalados

  • Terminada a primeira fase, é hora de começar os treinos intervalados. Daqueles 3 dias de caminhada anteriores agora você vai realizar dois dias de caminhada mais um de treino intervalado: aqueça com caminhada por até 10 minutos e alterne 3 minutos de trote leve e 3 minutos de caminhada leve até completar 30 a 35 minutos de treinos;
  • Depois de 2 semanas, passe para dois dias de intervalado e um dia de caminhada por semana;
  • Busque uma academia perto de sua casa e comece o fortalecimento muscular, vai ser um diferencial;
  • Prefira correr em locais planos;
  • Atente sempre para fazer uma respiração que se sinta confortável;
  • GPS, aplicativos e demais tecnologias são sempre bem vindos, use com equlibrio;
  • Sempre alongar ao final dos treinos.

Essas são dicas simples e que vão lhe permitir iniciar sua corrida com segurança. A evolução dos treinos deve vir aos poucos, afinal de contas, a corrida e caminhada são para vida toda.
 
Na próxima matéria iremos compartilhar sobre como chegar aos 5 km. Se você seguir um dos dois caminhos citados acima, na próxima matéria você já estará apto a chegar aos 5 km ou até aos 10 km com grande qualidade e segurança. Vamos juntos nessa! 🙂
 

Deixe seu comentário