Cálcio para corredores alérgicos/intolerantes ao leite

Existem inúmeros nutrientes importantes para a saúde de um corredor, um deles é o cálcio, já que este é imprescindível no processo de contração muscular e na formação de massa óssea. A deficiência de cálcio pode prejudicar esses mecanismos e levar à osteoporose, aumentando o risco de lesões por fratura.
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Quando se fala em cálcio, a maior parte das pessoas ainda o associa ao leite e seus derivados. Contudo, numa população onde é cada vez mais comum as pessoas se descobrirem alérgicas ou intolerantes à proteína do leite ou à lactose, tendo que diminuir consideravelmente ou até abandonar o consumo de laticínios, surgem dúvidas quanto à ingestão desse mineral. “Se não estou consumindo leite, como vou conseguir atingir a quantidade ideal de cálcio por dia?”.

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Pois a natureza é fabulosa, e não deixou esses indivíduos desamparados! Existem inúmeros alimentos que são fontes de cálcio biodisponível, ou seja, cálcio que o organismo consegue absorver. Dentre elas encontramos: gergelim, folhas verde escuras, como a couve e o espinafre, grão de bico, tofu, amêndoas, chia, sardinha, semente de melão, aveia, brócolis e o amaranto.

cálcioA alimentação pode, e deve, ser moldada de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Converse com seu/sua nutricionista.

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