Bernardo Fonseca, CEO da X3M vence ultramaratona no Everest

Bernardo Fonseca é o primeiro brasileiro a conquistar a categoria internacional na ultramaratona de 60km, Tenzing Hillary Everest Marathon, no Nepal. Considerada a prova mais alta do mundo, a 5.500m de altitude, o trajeto foi completado após 9h55m pelo atleta.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Galera ganhei… First place international! Quebrado, mas feliz”, comemora o atleta. “Prova ultra, mega, difícil. Fui o primeiro e fiz 60km em 9h55m, imaginem o percurso”, finaliza Fonseca.

A fim de se preparar pra a prova, o atleta viajou em 5 de maio ao Himalia, onde subiu uma montanha de quase 7 mil metros, chamada Island Peak, no Vale do Khnumbu, lado leste do Nepal. Lá, passou por um período de aclimatação até dia 29, data da largada.

A largada da ultramaratona, que inicialmente seria no acampamento base a 5.500m de altitude, sofreu algumas alterações em função do mau tempo. Com a proximidade avalanches, os atletas saíram da base, no Everest, e foram em grupos para Gorashep, cerca de 4hrs de distância de trekking.

Foto: everestmarathon.com
Foto: everestmarathon.com

Bernardo já participou duas vezes da ultramaratona da Antártica. Em 2007, ficou em 4° lugar na prova de 42km pelo continente gelado. Em 2010 voltou ao sul do planeta para, dessa vez, ganhar as duas distâncias: 42km e 100km, batendo o recorde da prova em ambas.

O atleta e empresário volta para o Brasil em 07 de junho para comemorar a vitória em casa e com todos os amigos.

Depoimento do atleta sobre a prova

A competição foi dura demais! Faço 60km em 5h normalmente e aqui fiz no dobro de tempo. Comecei forte e depois tentei monitorar os oponentes. No começo estava com muito gelo na trilha e, por isso, cai. Machuquei toda minha perna, mas como o frio estava intenso, não senti muita dor.

No km 40 quase perdi a liderança. O segundo colocado estava muito próximo e resolvi dar meu máximo para consegui voltar a manter uma distância razoável. Fiz força e não olhei pra trás de jeito nenhum. A última subida, que fiz em cerca de 50 minutos subindo a 4.000m de altitude, foi árdua. Após essa parte, foi só descida e sabia que nesta situação não perderia a liderança. Faltando 5km fiquei feliz  em saber que estava prestes a ganhar a entre os internacionais e a emoção em representar o Brasil me “dominou”.

Sobre Bernardo Fonseca

Com 36 anos, o carioca e apaixonado por esportes,  uniu suas paixões, é CEO da X3M Sports Business, e um dos empresários de marketing esportivo mais criativo e bem sucedido do Brasil nos últimos anos. O empresário levou a superação de limites e o gosto por desafios para a forma como dirige sua empresa e busca patrocinadores: trouxe, pela primeira vez, para o mercado de patrocínios esportivos empresas sem nenhuma tradição no segmento e que se tornaram “habitués” a partir da parceria com o XTERRA.

Texto: Divulgação

Deixe seu comentário